quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Libélulas


Não consigo precisar o tempo da minha fascinação por esse inseto bichinho... às vezes eu quero acreditar que por ser algo livre, que voa indiscrimidamente eu possa projetar nele a minha necessidade de alma nômade... suas asas furta-cor(cambiantes) emanam um quê de magia de outros tempos, uma infância que persiste dentro de mim...


Resolvi pesquisar um pouco mais, afinal preciso entender esse ser que me atrai, concordam?, existe muita gente como eu o que não foi surpresa, que também cultiva essa fascinação pelas criaturinhas aladas...toda sorte de objetos de decoração, bijouterias, cama, mesa e banho, você consegue encontrar com estampas do bichinho.


Algumas lendas afirmam que a Libélula foi um dia um Dragão, com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas asas da Libélula. O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo a luz com seu hálito de fogo. Foi seu hálito de fogo que trouxe para nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. Todavia, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma para provar que possuía de fato poderes mágicos. O Dragão aceitou o desafio do Coiote, adquirindo a forma que tem hoje a Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pôde mais retomar à sua forma primordial.


A energia da Libélula relaciona-se com os sonhos e as ilusões que aceitamos como sendo realidade concreta



A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais - composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.

Outra coisa interesantíssima que achei foi uma sequência de imagens onde a libélula está saindo do casulo e "inflando" suas asas, isso mesmo... INFLANDO...  achei isso incrível, o que me fez procurar entender por que ocorre...
























Segundo a neurocientista Suzana Herculano,  essa é uma das maneiras que a natureza tem para fazer estruturas aumentarem de tamanho. Outras são aumentar o número de células no tecido. As asas dos insetos são infladas pela injeção forçada de hemolinfa para dentro dos vasos, então vazios, das asas. O inseto consegue isso engolindo ar e então contraindo o abdômen para que a pressão force a hemolinfa em direção aos vasos das asas (os risquinhos em meio ao tecido transparente). Note que a libélula já sai da casca com as asas no lugar - mas enrugadas; em cerca de duas horas, os vasos das asas se enchem de líquido, o tecido se estiiiica... e voilà, asas!!!!

 Ela diz ainda... "que contrair o abdômen para forçar hemolinfa para as asas deve exigir um cérebro". Sim - e não. O cérebro é necessário para produzir um hormônio de eclosão, que então age sobre gânglios no tórax que cuidam dos movimentos do abdômen. Mas só isso. Ela quer dizer que depois que esse hormônio é produzido, não há mais a necessidade de cérebro, você pode até decapitar o bichinho... (ui, faz isso não), que as asas vão inflar do mesmo jeito... ai ai ai...


Acho que prefiro ficar com a coisa mágica das libélulas... rs



4 comentários:

  1. Ah, não é à toa que em inglês seu nome é dragonfly ("mosca-dragão").

    ResponderExcluir
  2. libelulas são lindas, sou facinada!

    ps: tem alguma imagem de tatoo?

    ResponderExcluir
  3. Oi Mayara, querida.. então dividimos uma paixão, não tenho imagens de tatoos, mas sei que em alguns blogs específicos de tatuagem tem... se algum dia fizer uma tatoo.. certamente será a libélula. rs, bjos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa amei o post,engraçado como a gente tem mania de mistificar as coisas cientificas.rsrsrs
    mas de certo modo a ciencia esta ligada ao sobrenatural.Eu nao costumo divinizar criaturas,mas com base na minha fé acredito que elas realmentes sao feitas por um Deus maravilhoso que sabe muito bem como atrair nossos olhares...minha paixao por libélulas é marca registrada ja rsrss

    ResponderExcluir