segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Impressões... "meu coração se deixou levar"


É engraçado perceber coisas quando estamos fora de nossos domínios, quero dizer, quando estamos em nossa cidade parece que nossa vista se cansa das paisagens que nos rodeiam, por mais belas que sejam, digo isso porque moro numa cidade turística e tenho na minha janela um dos maiores atrativos que é o morro do careca, na praia urbana mais badalada, mas como disse, a nossa visão muda se temos isso todo dia. As pessoas no Rio certamente já "se acostumaram" a ver tanta coisa linda...

Em minha viagem ao Rio de Janeiro agora neste período de festejos momescos, pude observar uma cidade realmente "maravilhosa", obviamente que eu fui turistar, passei boa parte do tempo por ali nas redondezas sulistas e parafraseando meu excelentíssimo e digníssimo, "Essa não é a realidade da cidade meu amor, lembre-se que estamos na parte boa pra turista ver," de fato, o que pude ver e sentir foi um Rio de belas paisagens, pessoas bonitas, e abrindo aqui um parêntese, o que é aquilo meu Deus! não tem gordo na cidade minha gente... eu pelo menos não vi, quer dizer vi, me olhei no espelho algumas vezes mas a impressão é de que eram turistas, lá o culto ao corpo é levado a sério. 

Pois bem, andei bastante fui até a Zona Norte para verificar a feira de São Cristovão e as tradições nordestinas que por lá sobrevivem, passei pela tão comentada linha vermelha e nessa hora, juro que pensei: tomara que não esteja havendo conflitos, pois o que vemos nos telejornais é de fazer qualquer um ter a pior das impressões, é como pensar que no Nordeste só existe fome, miséria e seca. Passando sob as passarelas eu olhava e já imagina alguma rebelião com bandidos tacando pedras e atirando nos carros que lá em baixo passassem, mas não houve nada disso, não vi nenhum ônibus sendo incendiado e  mesmo quando subimos em uma "comunidade" é que favela não é favela, é comunidade. pois precisamos desviar no trânsito, alguma escola de samba estava na via que iríamos pegar, foi a maior tranquilidade, não vi nada de anormal. Alguém pode dizer: é que você teve sorte, ou que no carnaval existe um pacto de paz temporária. 

Não sei de fato, afinal quando vamos a uma cidade tão bela quanto o Rio, só há espaço para as coisas positivas, os belos parques, os monumentos excepcionais, as lindas paisagens, as praias exuberantes, as contruções históricas, e mais um parêntese. Que maravilhas foram deixadas no Brasil com a passagem da família Real, D. João VI deu uma "europada" na cidade, o Jardim Botânico serve apenas como um exemplo. Alguma coisa boa tinha que surgir como legado não é?

No circuito "turista-não-pode-deixar-de-ver" minha nota deve ter sido 10.  Cristo-Corcovado-Parque da Tijuca, Pão de Açúcar-Urca, Ipanema-Copacabana-Arpoador,Jardim Botânico, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Lapa-Arcos, Santa Teresa-Bondinho, Lagoa Rodrigo de Freitas, Centro-Igrejas-Confeitaria Colombo, Feira de São Cristovão.

Cada lugar do Rio inspira uma música, era gostoso associar a música ao local, a cidade é musical, já parou pra pensar no monte de músicas que cantam o Rio? muitas... exemplos? lá vai:

“Foi um rio que passou em minha vida. E meu coração se deixou levar”(Foi um Rio que passou em minha vida - Paulinho da Viola)

"O Rio de Janeiro
Continua lindo
O Rio de Janeiro
Continua sendo
O Rio de Janeiro
Fevereiro e março…” 
(Aquele Abraço – Gilberto Gil)
 
"Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil
Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil” 

(Cidade Maravilhosa – André Filho)

"Rio 40 graus
Cidade maravilha
Purgatório da beleza
E do caos…" 

(Rio 40º – Fernanda Abreu)

"Chego ao Rio de Janeiro
Terra do samba, da mulata e futebol
Vou vivendo o dia a dia
Embalado na magia
Do seu Carnaval, explode
Explode Coração
Na maior felicidade”

(Peguei o Ita no Norte – Compositores/Salgueiro)

"Moça do corpo dourado
Do sol de lpanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar" 

( Garota de Ipanema - Vinicius de Moraes / Antonio Carlos Jobim)

Pois bem, eu olhei com  olhos ávidos de turista embasbacada, uma cidade cheia de atrativos, paisagens de tirar o fôlego e posso dizer que O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO. 

* Imagens de arquivo pessoal... 
** As músicas eu  achei aqui:  nesse blog bacana

Nenhum comentário:

Postar um comentário